quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CHEGOU O MOMENTO DA DIVISÃO: FESTA DO SAIRÉ E FESTIVAL DOS BOTOS

A Festa do Sairé, em 2011, chega a uma situação bastante complicada em relação à organização. Para se ter uma idéia somente amanhã, 31, a programação oficial do evento será divulgada. Ou seja, a quinze dias para a abertura da festividade. De antemão, sabe-se, que para a imagem da Festa do Sairé os 'arranhões' ficaram evidentes. Falta de planejamento, pouco caso dos organizadores, falta de apoio institucional estão entre os fatores que depõem contra a festa do mais de 300 anos.
 
Festa do Sairé é uma festa centenária, enquanto que o Festival dos Botos está em cena há 13 anos. Fala-se muito que os Botos tiraram o brilho do Sairé, já que um evidencia o foclore, enquanto que o outro é eminentemente religioso. O Festival dos Botos denota exibição, exposição de uma lenda, revela a criatividade de um povo ligado à questões culturais. O Sairé é um evento criado da comunidade para a comunidade.
 
A briga conceitual dura o tempo em que foi criado o Festival dos Botos. Rusgas e disse-me-disse sempre acompanharam a evolução do Boto, em Alter do Chão. São vários que apregoam descaracterização cultural, desvio de propósito, etc... Então, fica a pergunta: não está na hora de Festival dos Botos e Festa do Sairé seguirem caminhos distintos?

Emanuel Julio 


Nenhum comentário:

Postar um comentário