terça-feira, 27 de setembro de 2011

A BOMBA VAI ESTOURAR EM SANTARÉM

Já está em poder do Ministério Público Estadual (MPE), o relatório de inspeção sanitária feito pela Divisão de Vigilância Sanitária de Santarém (Divisa) e que apontou uma série de irregularidades em clínicas particulares do município.

O trabalho de inspeção foi feito nos meses de agosto e setembro sob a orientação do MP. O objetivo era observar a condição sanitária desses estabelecimentos para possível concessão da licença sanitária.

A médica responsável pela fiscalização afirmou, categoricamente, que nenhuma das cinco clínicas particulares privadas vistoriadas tem condição de continuar o atendimento hospitalar a pacientes, pois cometem falhas gritantes.

Por exemplo, foram constatados uso de medicamento vencido, reaproveitamentos de materiais (luvas e seringas), falta de higiene em equipamentos e utensílios cirúrgicos, presença de insetos (baratas e ratos), falta de profissionais e estrutura imprópria para funcionamento de sala cirúrgica (em uma das ‘clínicas’, a Divisa observou que uma casa foi adaptada para funcionar como hospital).

Durante a inspeção, os fiscais da Divisão também apreenderam remédios de venda proibida (SUS), que estavam sendo comercializados aos pacientes.

A responsável pela inspeção encaminhou à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cópia do relatório, sugerindo a interdição desses estabelecimentos, pois eles oferecem risco à saúde dos pacientes.

Para surpresa da médica sanitarista, a Semsa não procedeu com a orientação dada pela Divisa e, pior, afastou-a de sua função, encaminhando-a para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Ela tem contrato com o Município.

Após essa ação, a médica começou a sofrer retaliação e ameaças de morte, já que mexeu com interesses de poderosos. Algumas clínicas vistoriadas são de propriedade de gente ligada umbilicalmente com o governo municipal e também com membros do governo do Estado.

Segundo apurou o blog Quarto Poder, cópia do relatório já está em poder do Ministério Público, que por sua vez o encaminhou para o Ministério Público Federal (MPF), em Brasília, pois medicamentos do SUS estavam sendo comercializados no interior de clínicas privadas.

Além disso, o documento também será encaminhado para a Polícia Federal para devidas apurações.

O MPE já instaurou inquérito para investigar as irregularidades constatadas nos estabelecimentos vistoriados pela Divisa. 
 
 

2 comentários:

  1. Essa medica e altamente competende. Ou Santarem acaba com essa mafia na porrada ou acaba na porrada. Porque mais cedo ou mais tarde pode ser NOSSOS familiares precisando de tratamento nesses estabelecimentos.

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo trabalho,que essas invertigacoes continuem como esta acontecendo no brasil,onde os todo poderosos estao sendo punidos de um por um.

    ResponderExcluir