terça-feira, 29 de maio de 2012

ANIMAIS TOMAM CONTA DAS RUAS DE SANTARÉM

Há pouco tempo, em quase todos os canais de televisão, foi possível acompanhar uma campanha intensa para acabar com o tráfego de animais, como cavalos e bois, nas ruas de Santarém. Mas parece que o movimento não alcançou a todos. 

Na tarde de hoje, 29 de maio de 2012, por volta das 18:00, pude presenciar três pessoas retirando alguns cavalos de um terreno que fica à Av. Barão do Rio Branco, próximo a Borges Leal. 

Dois deles pareciam bem jovens e usavam uniforme escolar. O outro, que parecia ser mais velho, estava sem camisa e retirando os cavalos do terreno por uma brecha na cerca de madeira. 

Neste momento, já nem pensando mais nesta situação e apenas decepcionado com o órgão que deveria fiscalizar, puxei meu telefone celular para enviar uma mensagem. Quando, de repente, um dos garotos uniformizados aproximou-se, em cima de uma moto amarela, questionando: “Porquê ‘tu tirou’ foto?” Apaga essa p**ra!”. 

Fiquei assustado com a atitude, mas falei que não interessava o que eu estava fazendo e mandei que fosse embora. Vale ressaltar que o indivíduo fedia a cigarro e estava com os olhos vermelhos. Pude perceber, pois ele subiu na calçada com o veículo. 

Quando ele se afastou em direção aos outros, que já haviam invadido a rua com os animais, aproveitei e, desta vez, tirei algumas fotos. 

Seria interessante que a Polícia, o Conselho Tutelar e o Centro de Zoonoses investigassem, tanto a questão de menores uniformizados em situação de risco e dirigindo sem habilitação, quanto a possibilidade de roubo dos animais citados, assim como a insistência das pessoas em colocar animais deste porte em vias de grande movimentação de veículos. A SMT poderia estar presente no local, pois era hora de muito movimento de carros e ônibus, porém sem fiscalização. 

Sem dúvida, ainda existem muitos animais nas ruas, colocando em risco a vida das pessoas... e de outros animais. 

Elielson Rezende, professor em Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário