sexta-feira, 27 de julho de 2012

ENTREVISTA COM O VEREADOR VALDIR MATIAS

Próximo de mais uma eleição municipal, o vereador Valdir Matias Jr. , candidato à reeleição pelo Partido Verde com o número43.345, falou da expectativa que cerca o pleito de 2012, das pretensões do Partido na Câmara Municipal de Santarém e dos municípios que fazem parte da Regional-Tapajós. Valdir também fez uma avaliação dos seus dois de mandatos e disse que espera um debate ético e de alto nível, apresentando propostas que melhorem a qualidade de vida da população santarena.

Blog: Como o Partido Verde vem organizado para as eleições 2012 em Santarém?

Valdir: Nos últimos anos, o Partido Verde cresceu muito. Hoje contamos com quase 500 filiados, o PV nas últimas eleições [2008] lançou sete candidatos a vereador, nesta eleição houve um crescimento de 100%, quando lançamos 14 nomes. Candidatos que colocaram seus nomes à disposição da população, para debater e propor soluções aos problemas da cidade. Com isso a gente quer alcançar o objetivo do Partido nesta eleição, que é o de dobrar a bancada de vereadores na Câmara e conseguir implementar as teses e políticas que nós defendemos para termos uma Santarém moderna, tecnologicamente avançada, com renda e emprego às pessoas, que combata a pobreza e a miséria e que cresça respeitando os limites do meio ambiente.

Blog: Como o senhor avalia a estruturação do PV em nível regional, sendo presidente do Partido em Santarém e coordenador da chamada Regional Tapajós?

Valdir: Além de Santarém, onde conseguimos dobrar o número de candidatos a vereadores, nós também estamos ajudando e apoiando na organização político-partidária das eleições de outros seis municípios. Em Rurópolis lançamos seis candidatos a vereador, o Anésio é nosso candidato a vice-prefeito na chapa com o Pablo do PSDB, lançamos também uma candidata em Trairão, em Itaituba lançamos três candidatos e fizemos a composição para prefeito com a Eliene do PSD. Em Aveiro lançamos três candidatos a vereador e estamos apoiando o candidato Fernando do PPS. Em Mojuí dos Campos lançamos nove candidatos a vereador, lá estamos apoiando o candidato Jailson do PSDB, que é vereador em Santarém e em Belterra lançamos três candidatos a vereador onde fizemos uma composição com o PMDB que indicou o vereador Ulisses como cabeça de chapa e o professor Davirlei vice pelo PSDB. São estes os municípios onde vamos trabalhar para fazer uma campanha limpa, com muito debate e apresentar as melhores propostas aos eleitores.

Blog: Pela terceira vez o senhor apresenta seu nome ao eleitor santareno ao cargo de vereador. Qual a sua avaliação nesses quase oito anos atuando no Legislativo municipal?

Valdir: Acredito que antes de pedir voto, a primeira fase é prestar contas do que você apresentou e legislou nos mandatos anteriores. Foi assim que fizemos ao concorrermos ao segundo mandato e é assim que estamos fazendo agora, ao pleitearmos o terceiro. Sobre isso acredito que cumprimos nosso papel de parlamentar, legislando sobre temas onde não haviam leis específicas. Fomos enfáticos na defesa do meio ambiente na Câmara. Se você comparar o orçamento de 2005 em relação ao de 2012 houve um crescimento de mais de 300% na área ambiental. Nós apoiamos a criação da Secretaria de Meio Ambiente, sua estruturação através da fiscalização, dos licenciamentos, do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Apoiamos também a criação das APA’s [Áreas de Proteção Ambiental]. Também travamos uma luta pela geração de emprego e renda no município, relatando várias leis, defendendo a isenção de impostos como o IPTU, ISS e ITBI [tributos municipais] para vários segmentos, como por exemplo o turismo e a construção civil. Combatemos muito a questão da sujeira na cidade, cobrando da prestadora de serviço local, a Clean, coleta e destinação adequada do lixo, além de uma gestão do lixão de Perema. Cobramos também por melhorias na iluminação pública, na infraestrutura das ruas, asfaltamento, operação tapa-buraco, recapeamento e terraplanagem e empiçarramento para aquelas que ainda não têm asfalto. Enfim acho que nós procuramos honrar os votos que nós tivemos, procuramos legislar na plenitude do que um vereador é responsável e temos procurado prestar contas do nosso mandato através de um informativo semestral impresso, um semanal via e-mail às pessoas que se cadastram em nosso blog, além do nosso blog e redes sociais – twitter e facebook. Por conta de tudo isso, nós entendemos que podemos fazer mais por Santarém e por isso estamos colocando nosso nome à disposição para mais um mandato de vereador.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário