domingo, 28 de outubro de 2012

SIMÃO JATENE ELEGE ZENALDO COUTINHO PREFEITO DE BELÉM

Simão Jatene elege Zenaldo Coutinho
prefeito de Belém

Após exercer mandatos como vereador, deputado estadual, federal e defender a não divisão do Pará no ano passado durante o Plebiscito, o candidato Zenaldo Coutinho (PSDB) foi eleito, pela primeira vez, prefeito da capital paraense.

O candidato tucano foi o escolhido com cerca de 56% dos votos válidos no segundo turno, disputado neste domingo (28). Zenaldo venceu a eleição na disputa contra Edmilson Rodrigues (PSOL), que já havia sido prefeito de Belém por dois mandatos consecutivos (1997 a 2004).

Durante o primeiro turno, Zenaldo iniciou as pesquisas na terceira colocação. Com o passar da campanha eleitoral, chegou ao segundo lugar na preferência dos eleitores, fechando o primeiro turno com pouco mais de 30% dos votos válidos.

Já durante a campanha para o segundo turno, Zenaldo recebeu apoio de candidatos que conseguiram votação expressiva durante o primeiro turno, como Jefferson Lima (PP), que teve cerca de 100 mil votos, e Arnaldo Jordy (PPS).

Perfil - Zenaldo Rodrigues Coutinho Junior, tem 50 anos, é casado e tem duas filhas. Formado em Direito, tem experiência na carreira política desde os 21 anos, quando foi eleito vereador da capital paraense, sendo reeleito em 1988.

Duas vezes deputado estadual, chegou à presidência da Assembleia Legislativa do Estado em 1995. Ocupou o posto de líder do Governo na casa em 1997 e, dois anos depois, chegou à Câmara Federal para cumprir seu primeiro mandato como deputado federal. No congresso, teve cargos importantes, como a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

Em sua quarta legislatura, Coutinho se licenciou das atividades como parlamentar para atender convite do Governador do Estado, Simão Jatene, e assumir a chefia da Casa Civil da Governadoria.

Em agosto de 2011, deixou a Casa Civil para assumir a Secretaria Especial de Proteção e Desenvolvimento Social (Seepds). Por conta do plebiscito sobre a Divisão do Pará, deixou órgão e retornou suas atividades em Brasília, como deputado federal.

ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário