terça-feira, 30 de julho de 2013

TRÊS JOVENS BADERNEIROS SÃO DETIDOS DURANTE PREGAÇÃO DO PASTOR FELICIANO NA ORLA DE SANTARÉM

Três jovens foram detidos na noite de segunda-feira (29), em Santarém, oeste do Pará, durante uma manifestação contra o deputado federal, Pastor Marco Feliciano, que veio a cidade participar das comemorações dos 85 anos da Assembléia de Deus de Santarém. A confusão ocorreu na Avenida Tapajós, na orla da cidade.

Os detidos estavam com um Grupo de estudantes manifestantes que repudia as declarações homofóbicas feitas pelo deputado em rede nacional. O protesto iniciou de forma pacífica em um trecho da Avenida Tapajós distante de onde era realizado o evento religioso. “Com o manifesto, nós queremos denunciar a postura machista, homofóbica, racista e de intolerância religiosa de um deputado que apresenta uma visão retrógrada”, afirmou o manifestante José Kenedy.

Por volta de 21h30, durante a pregação do Pastor, um grupo de manifestantes conseguiu furar a barreira estabelecida pela polícia e chegar à área onde ocorria o evento. Nesse momento, o pastor interrompeu a ministração e pediu a polícia que retirasse os jovens.

Segundo os manifestantes, o Pastor disse: “Essas pessoas podem sair daqui presas, algemadas agora. Semana passada eu já prendi dois. Isso aqui não é a casa da mãe Joana, isso aqui é uma igreja, respeitem”.

Após a fala do deputado Marco Feliciano, a confusão iniciou. Polícia tentava retirar os jovens e eles resistiam.

Pelo menos seis manifestantes afirmaram ter sofrido agressões. “A polícia embargou a gente depois que um cara que tava fazendo a segurança do evento tirou o colete para agredir um dos meninos. A gente tava levando porrada pelas costas. Eu levei uma coronhada de uma mulher policial”, contou a estudante Ingrid Brasil.

Segundo a advogada dos manifestantes, Juliane Fontinele, a agressões foram cometidas pelos seguranças do evento. “A segurança do local repetidamente agrediu. Num primeiro momento a polícia teria reagido de forma correta, depois com o Marco Feliciano dando o aval para que as pessoas fossem presas e saíssem de lá algemadas porque estavam cometendo crime e fazendo apologia aí foi quando o policiamento se desequilibrou e tentou conter o que não tinha para conter”, destaca.

A advogada da Igreja Assembleia de Deus, Eyceila Menezes informou que a igreja não vai proceder contra os manifestantes. “A polícia usou os meios necessários para contenção porque eles não queriam sair do movimento, queriam ficar a força. Não é intenção da igreja fazer nenhum procedimento contra os jovens”.

As polícias militar e civil se manifestaram sobre o ocorrido e disseram que o grupo foi para o meio da população que prestigiava o evento, por isso houve um início de tumulto. “O que foi acordado é que eles ficariam no ponto de bloqueio da Polícia Militar, mas o que foi acordado não foi seguido pelos manifestantes, infelizmente tivemos esse desfecho”, lamenta o policial militar Anderson Mardock.

“Tentaram se manifestar de maneira exagerada e derrubaram uma criança, quando houve o tumulto. Foi dada voz de prisão, foram detidos e resistiram”, disse o delegado de Polícia Civil, Tiago Rabelo.

Os jovens Renan Luis, Pedro George e Gean Miranda foram apresentados na delegacia e enquadrados por perturbação e resistência a prisão.

Notapajós

2 comentários:

  1. Bem feito pra esses desordeiros do cao

    ResponderExcluir
  2. Iai já foram solto, lugar de vândalo e na cadeia mesmo.
    eu. sou a favor da união do sexo oposto .Esses gays tem e que se libertar dessas tuchina que eles tem no rabo,

    ResponderExcluir