quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BURACOS TOMAM CONTA DAS RUAS NA PERIFERIA DE SANTARÉM

Motoristas inconformados, carros quebrados e multas diárias. Está é a real situação das ruas da periferia de Santarém, onde centenas de buracos geram dor de cabeça a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Ruas que interligam os principais bairros da periferia de Santarém, como as avenidas Moaçara e Muiraquitã se encontram em precário estado de trafegabilidade.

Diversos trechos críticos são apontados por motoristas, entre eles, o cruzamento das avenidas Moaçara e Dom Frederico Costa, onde um grande buraco virou alvo de reclamação tanto de condutores de veículos quanto de moradores das proximidades. Em alguns trechos da Avenida Muiraquitã, mato, lama e dezenas de buracos são observados por quem passa no local.

“Hoje, Santarém encontra-se detonada no seu sistema viário. É como se a cidade tivesse sofrido um bombardeio aéreo. Administrações anteriores deixaram a desejar no saneamento básico e drenagem, resta à nova administração solucioná-los, adotando políticas eficazes, com pessoas capacitadas à frente de cada setor com suas particularidades”, declarou um morador da Avenida Muiraquitã.

Segundo ele, no verão deveria ser mantida uma patrulha mecanizada exclusiva e permanente na manutenção e recuperação de pequenos agravos (ravinas) nas ruas sem asfalto, onde não deveriam deixá-las ficar fora de controle, por conta de no período chuvoso se transformarem em grandes erosões (voçorocas) difíceis de recuperar.

Já no sistema viário a ser asfaltado e em ruas estratégicas, de acordo com o comunitário, deveriam ser construídas galerias coletoras de água pluviais e servidas com drenagem profunda, conectadas a um Sistema de Filtragem ou Tratamento (ETE), em pontos estratégicos da cidade.

Ele sugere, ainda, que sejam feitas campanhas educativas de cunho ambiental, promovendo reuniões nas escolas, associações de bairros e na própria mídia, propondo ações de mudança de comportamento com monitoramento dos resultados. O morador alerta que cerca de 80% dos buracos surgidos nas ruas asfaltadas de Santarém, são provocados por águas servidas domésticas de casas, condomínios e de lava-jatos descarregadas irregularmente nas vias, por falta de fiscalização por parte do poder público.

ACIDENTE: No final do mês de setembro, um carro com três dias de uso caiu em um buraco na Rua dos Cabanos, próximo a Avenida Muiraquitã, no bairro Diamantino, em Santarém. O motorista explicou que tentava fazer o retorno, não viu a cratera e caiu. Segundo ele, o buraco estava cheio de água. A situação provoca riscos não só para motoristas, mas também para pedestres, principalmente, crianças. A pouca iluminação na via também pode ter contribuído para o acidente. O próprio motorista tomou atitude de mandar rebocar o carro. Ninguém ficou ferido.

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário