quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

TÉCNICA DE ENFERMAGEM É PRESA EM SANTARÉM POR NEGOCIAR COM PACIENTE VAGA NO HOSPITAL REGIONAL

Promotor Túlio Novaes acompanhou operação realizada dentro do Pronto Socorro

Uma técnica em enfermagem do Hospital Municipal de Santarém, que presta serviço ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi autuada em flagrante por crime de Concussão, em Santarém, oeste do Pará, na manhã desta quinta-feira (11). De acordo com o delegado Luís Paixão, a prisão foi feita pela Polícia Civil em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE). A técnica foi presa no momento em que recebia o valor de R$ 500.

De acordo com o delegado, o MPE recebeu as denúncias de Luíta Mendes. O irmão de Luíta, Joaquim Mendes de Oliveira, está internado, segundo ela, desde o dia 4 de novembro no Hospital Municipal e aguarda transferência desde 8 de novembro para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). "Nunca saiu essa transferência. Quando foi na semana passada eu fui atrás, quando cheguei lá ninguém sabia da ficha do meu irmão. Um profissional lá me ajudou a localizar a ficha de transferência, porém ele nunca foi chamado", informou Luíta.

Conforme informou a irmã de Joaquim, devido um deslocamento no fêmur e na bacia, ele precisa fazer uma cirurgia ortopédica e colocar prótese.

Articulação

Ainda Segundo Luíta, a companheira de Joaquim, Raimunda Assunção, foi quem articulou a possível transferência dele para o Hospital Regional. "Todos esses dias, desde que o meu irmão foi internado, a Raimunda dizia para o meu irmão: 'Tem que arranjar mil reais, com mil reais faz a tua cirurgia. Eu tenho uma amiga dentro do Regional que se tu der mil reais ela providencia'", contou.

Luíta contou ao G1, que na manhã desta quinta-feira, teria recebido um telefonema de Raimunda para falar sobre a transferência. "Quando foi hoje [12], eu estava aqui na delegacia já pensando em pedir providências, ela [Raimunda] me ligou e disse para eu ir no Municipal que a técnica ia lá para receber o dinheiro", explicou.

Diante disso, Luíta informou que pediu um tempo para arrecadar o dinheiro e foi ao MPE para denunciar o caso. "Fui ainda hoje na Polícia Federal e depois Ministério Público, falei que queria fazer uma denúncia contra o Hospital Regional, daí começou todo o processo para pegar o flagrante", completou.

HRBA diz que técnica não é colaboradora

O HRBA informou que soube, através da imprensa, da prisão da profissional de enfermagem suspeita de cobrar valores para a realização de transferência de pacientes do Hospital Municipal. O hospital informou que ela não faz parte do quadro de colaboradores do HRBA, mas presta serviços para uma empresa de serviços médicos terceirizada.

Em nota, o HRBA se colocou à disposição das autoridades competentes para as investigações sobre o fato, além de reiterar que os atendimentos do hospital são integralmente gratuitos e que a cobrança de taxas de é ilegal e condenável sob todos os aspectos.

Prefeitura de Santarém

Em nota, a Prefeitura Municipal esclareceu que não compactua com atitudes que sejam incompatíveis com o que determina a lei e repudia práticas nessa natureza, por isso determinou o afastamento temporário da servidora, até que a denúncia seja apurada.

A prefeitura ressaltou que aguarda a apuração dos fatos por parte da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado, bem como a manifestação da Justiça; e orienta a população que, em casos dessa natureza, encaminhe denúncia à direção do Hospital Municipal de Santarém e aos demais órgãos competentes.

G1

Um comentário:

  1. JK, voce acredita que esta técnica de enfermagem atuava sozinha na venda de vagas de cirurgia no Hospital Regional ? Será que nenhum médico cirurgião sabia disso, e uma simples técnica de enfermagem tem o poder de dizer para o médico que paciente ele vai operar? E a direção do hospital diz que não sabia e não tem culpa de nada, mas então como e feita a regulação das vagas no HRBA? Quem faz a regulacao das vagas para cirurgia no HRBA? Como se explica que uma técnica de enfermagem tem tanto poder de sozinha passar por cima da regulação do hospital, que define quem tem direito de ser operado primeiro?
    Parece que mais uma vez a corda vai arrebentar do lado mais fraco e só vai se prender peixe pequeno.

    ResponderExcluir