quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

6 CASOS DE LEPTOSPIROSE SÃO NOTIFICADOS EM SANTARÉM

Ratos no esgoto

Com a chegada das chuvas, aumenta os casos de doenças infecto contagiosas no município. É o caso da leptospirose, uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida principalmente por roedores. Em 2013, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) notificou 76 casos destes 16 foram positivos, 34 negativos, 23 aguardam resultado e 1 óbito foi registrado no bairro da Liberdade. Neste ano, seis casos foram notificados e entre eles, um óbito foi registrado e aguarda confirmação se a vítima, um pescador, faleceu por leptospirose.

De acordo com a chefe da vigilância epidemiológica da Divisa, Manuela Cunha, em Santarém um trabalho de sensibilização acontece principalmente nas áreas próximas as feiras da cidade visando prevenir o contagio da doença.“As ações são rotinas nas unidades de saúde, tanto pelos agentes de endemias quanto pelos agentes comunitários de saúde e nós trabalhamos a questão da prevenção quanto ao cuidado com roedores que é a medida mais segura. Então é importante manter o quintal livre de lixo, de lama e assim evitar o contagio com a leptospirose”, informou.

Considerado elevado, os dados mostram que neste primeiro mês de 2014, seis casos foram notificados, e aguardam a chegada do resultado dos exames realizados na capital do estado. “Nós temos alguns casos suspeitos, e até o momento não temos confirmação, quando há a suspeita o material é coletado e encaminhado para o laboratório central em Belém e devido os sintomas serem parecidos com a dengue acaba confundindo um pouco o diagnóstico”, enfatizou Manuela Cunha após informar que um dos principais sintomas é a insuficiência renal, a dificuldade de urinar e a dor na panturrilha da perna.

Martha Costa; jornalista em Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário