quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

USUÁRIO INDIGNADO: A PRECARIDADE DO ATENDIMENTO A POPULAÇÃO NO PORTO DA (CDP) DE SANTARÉM

A precariedade do atendimento a população no Porto da CDP em Santarém.

Acordei hoje e decidi assistir ao Jornal Tapajós 1ª Edição e me deparei nas primeiras horas do dia com uma informação que me deixou chateado, ou melhor dizendo, p... da vida.

“Órgãos discutem reordenamento do trânsito no porto da CDP, em Santarém”

Esse assunto e antigo, e só agora decidiram em reordenar a entrada do Porto da CDP, onde a população sofre com a falta de estrutura há muitos anos.

Algumas semanas atrás eu enfrentei pessoalmente um problema que me deixou indignado, e depois dessa reportagem que assistir na TV nas primeiras horas do dia , resolvi falar dessa “situação caótica e vergonhosa” que a população enfrenta todos os dias em frente ao Porto da CDP.

Estava em Manaus e precisei enviar via fluvial umas caixas com pertences pessoais, num total de 8 volumes grandes. Me dirigi ao Porto de Manaus, que hoje e o maior Porto da Amazônia, e o terceiro maior porto exportador do Brasil, onde na entrada paguei a taxa de 13 reais e adentrei com uma Picape S-10 com o material na traseira do automóvel, chegando a encostar ao lado do barco que eu iria mandar o material, descarreguei os volumes e entreguei os documentos necessários para o transporte, sem nenhum problema. O Porto de Manaus possui um movimento de embarcações e passageiros 10 vezes maior que o de Santarém, com uma área de movimentação de caminhões e automóveis 4 vezes maior que o Porto da CDP em Santarém, mais mesmo com toda a movimentação não tive problema em adentrar com a Picape, encostar na embarcação e pagar somente 13 reias de taxa.

Cheguei a Santarém e dois dias depois fiz procuração do material, no Porto da CDP Santarém. E ai começou a minha “via sacra” para entrar no Porto, onde só existe 3 possibilidades de baixo custo ;

1) Com automóvel (somente veículos com sinal “sonoro de ré”);

2) Com passagem (comprovando que e passageiro);

3) Com documento de identidade (registrando que você ira pegar uma encomenda).

Automóveis não vem com sinal “sonoro de ré” de fabrica, eu não tinha passagem na mão para entrar como passageiro, e mostrando meu documento de identidade, como eu iria carregar 8 “grandes volumes” do barco ate o automóvel.

Ai que veio a solução, falada pelo vigilante que fica na entrada do Porto, “ Você tem que pagar um carregador para, juntamente com você, ir buscar as suas mercadorias”. 

Acertei com o carregador e fui buscar os tais volumes, como erram grandes e vários volumes, ele achou melhor chamar outro carregador, ate ai tudo bem. Consegui na tranquilidade pegar os volumes e retornamos para fora do Porto da CDP em direção ao automóvel. Os trabalhadores eram educados, eficientes e rápidos. Mas depois de tanta eficiência veio a “facada”, o serviço me saiu por 80 reias, isso mesmo 80 reias, o que me deixou “p.... da vida”, pois em Manaus eu tinha pago 13 reais ,entrando com a Picape e parando ao lado do barco, e aqui em Santarém, o serviço saiu por 80 reais prestado por 2 carregadores.

Como no maior Porto da região Amazônica, você paga uma taxa de 13 reais para entrar no local e despachar sua mercadoria, e num Porto de tamanho muitíssimo menor você e obrigado a pagar pelo serviço de 2 carregadores e no final ter que pagar 80 reais????,

Procurei os seguranças da CDP e falei a minha indignação do que tinha acontecido, em ser obrigado a desembolsar 80 reais pela movimentação de umas caixas do barco ate a saída do Porto, e que aquilo era uma “máfia” para roubar o passageiro, pois eu tinha uma picape, e ainda tinha levado uma pessoa comigo para evitar que eu pagasse carregador, mais mesmo com tudo isso fui obrigado a pagar os 80 reais. Mais ai que veio mais ainda a surpresa., a resposta do segurança da CDP.” “”O Porto possui suas normas de segurança sempre visando preservar a integridade física do passageiro, sem prejudicar esse passageiro, e essas normas devem se cumprida em sua totalidade, e que o Porto da CDP de Santarém e considerado um dos Portos mais seguros da região por ocasião dessas normas”””.

Porque em Manaus as normas são diferentes de Santarém, já que existem normas nacionais de segurança e administração de Portos, e o gestor e fiscalizador e a ANTAQ e todos devem cumprir por igual???

Finalizo esse texto dizendo o seguinte... “e porque o pessoal do Porto de Manaus tem capacidade de administrar o maior porto da região amazônica, enquanto a equipe do Porto da CDP de Santarém falta capacidade de administrar um porto que recebe apenas 2 barcos, que e o que estava ancorado no porto no dia, sem que aconteça um acidente no local, e que o passageiro não seja penalizado em pagar 80 reias para transportar 8 volumes, onde você e obrigado a deixar seu carro do lado de fora, em local impróprio, correndo o risco de ser multado pela Policia Rodoviária Federal” .

Augusto Alves – usuário indignado com o serviço prestado a população no Porto da CDP Santarém.

Um comentário:

  1. Isso ja aconteceu comigo, vim de Manaus com um volume, tenho carro e meu marido poderia carregar minha caixa, mas eu tive q pagar 20,00, para um carregador, porque nao deixaram meu marido entrar nem a pé e nem com o carro. Acho isso uma sacanagem e um desrespeito desses aproveitadores, sinto com se ali existisse um cartel onde todos são coniventes.

    ResponderExcluir