segunda-feira, 31 de março de 2014

DECEPCIONADO COM A POLITICAGEM LOCAL. PROFESSOR ESCREVE CARTA AO BLOG SE DESPEDINDO DE SANTARÉM

Elielson Rezende

De uma forma bem diferente de tudo o que foi esperado, estou me despedindo de Santarém com dor no coração. Talvez eu tenha andado por caminhos que não tenham sido os melhores, mas consegui realizar um bom trabalho. O motivo pelo qual deixo esta maravilhosa cidade é constituído por outros vários, porém tudo pode ser definido em uma única palavra: decepção.

Não estou decepcionado com as belezas da cidade, pois estão ali, sempre cumprindo seu papel. Nada melhor que um fim de tarde na orla ou em Alter do Chão.

Não estou decepcionado com o povo. Sempre fui muito bem recebido onde entrei, até mesmo em locais onde aqueles que eram contrários à minha ideologia estavam. Muitos se tornaram grandes amigos.

Na estou decepcionado com minha profissão, pois com ela eu conheci as melhores pessoas da cidade. Sempre fui bem tratado em suas casas e fiz grandes amizades.

Não estou decepcionado com os problemas que surgiram e me fizeram cair por várias vezes. Sempre considerei aulas sobre a vida.

Estou decepcionado com a politicagem escrota e seus ratos (políticos) que estragam a cidade.

Estou decepcionado com empresários despreparados, que abrem negócios sem qualquer conhecimento e deixam seus clientes aborrecidos.

Estou decepcionado com os dois últimos prefeitos, que falaram mais do que fizeram. Dois grandes imbecis, na minha opinião.

Estou decepcionado com os vereadores inúteis, que ficam trocando coisas para garantir votos na próxima eleição, ao invés de fazer seu trabalho pelo bem comum. São verdadeiros canalhas.

Estou decepcionado com os secretários das duas últimas gestões, que apenas serviram para esquentar cadeira com seus peidos fedorentos a lagosta estragada.

Estou decepcionado com as imobiliárias, que cobram valores de aluguel totalmente utópico, longe da realidade econômica da cidade.

Aliás, a economia de Santarém vai de mal a pior. Se ilude quem acha que a cidade está se desenvolvendo. Está tudo parado e só ganha dinheiro mesmo quem tem alguma mutreta no governo. Fora isso, 65% da população é miserável, vivendo em verdadeiros buracos.

E para quem não sabe, Santarém ficou em penúltimo lugar no ranking que avaliou o saneamento básico em todos os municípios do Brasil. Perdeu para Ananindeua, aqui no Pará, também.

Estou decepcionado com a organização do Sairé. E não adianta colocar a culpa em secretário de cultura ou no governo. Eles também têm culpa, mas os maiores responsáveis por toda a algazarra no evento são os organizadores dos Botos, que não têm a capacidade de procurar verbas em outros lugares. Tem muita empresa que patrocina, mas eles são bestas acomodadas e patéticas.

Estou decepcionado, sim.

Por causa destas decepções estou saindo de Santarém.

É impossível manter uma vida normal nesta cidade. Não há a possibilidade de chegar e trabalhar. Os empresários pagam míseros salários até para quem tem Doutorado. E se quiser mais, vai dar aula em faculdade. O problema é que já tem muita gente lá.

Falta de energia que me causou prejuízos irreparáveis com equipamentos eletrônicos.

Construções ridículas, como o Projeto Minha Casa Minha Vida, uma outra que destruiu o Lago do Juá e o meio ambiente maravilhoso, com uma floresta intocada. Ainda teve um vagabundo que inventou a grande merda de colocar AQUECEDORES nas casas. O pateta, com certeza absoluta, não conhece o calor que faz aqui em Santarém. Mas, como nosso nariz não é furado de cima para baixo, todos sabem que aquilo foi só mais uma forma descarada de desviar dinheiro público.

Aliás, isso é o que mais percebemos. Impostos pagos, taxas pagas, coletas pagas. Mas o povo se ferrando e os políticos com o rabo cheio de grana.

Licitações totalmente sem noção, onde uma loja que vende bombons vence para realizar serviços de cópia e impressão de documentos. Isso na UFOPA.

E por falar na Universidade, uma pilantragem sem precedentes, quando uma reitora totalmente incompetente e despreparada desvia na maior cara de pau os benefícios dos alunos.

Está explícita a pilantragem. Basta o Ministério Público parar de andar rebolando com o nariz empinado por aí e trabalhar que descobre muito mais coisas.

Ainda temos os babacas sem dinheiro que gostam de aparecer com o luxo de outros, passeando de carro na orla. Abra a carteira desses moleques e não encontrará mais que 5 reais.

Tudo isso me desgastou. Muita corrupção, safadeza e vagabundos se dando bem, enquanto o trabalhador vive na miséria, no limite da vida.

Estou saindo, mas eu volto em breve. De um jeito diferente. Amo Santarém com todo o meu coração e não vou deixar esses safados acabarem com suas belezas. 

Abraços a todos e até logo.

Elielson Rezende

7 comentários:

  1. E o que tu fizeste pra melhorar fdp, aposto que nada pq tu só sabe reclamar.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbem fui embora de santarem recentemente nao pelos mesmos motivos, mais todo esse desabafo infelizmente e verdade. Uma cidade linda, mais com cancer chamado (politicos).

    ResponderExcluir
  3. Sou Santarena, nascida e criada aqui, funcionária publica e estudante da antes renovada Federal de Stm "UFOPA".
    Para quê xingar este homem que não expôs nada além da verdade?
    Concordo com todas as palavras ditas acima por ele, infelizmente esta é a triste realidade da nossa "Pérola do Tapajós", só não enxerga quem não quer!

    ResponderExcluir
  4. Que fique entao e lute pelos seus ideais. Agora reclamar é facil.

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que este homem fala eh desculpa velha esfarrapada. Deve estar fugindo de alguma situação. Se falasse menos e agisse mais, nao teria tempo de reclamar... Vai trabalhar mano.

    ResponderExcluir
  6. Aos que me chamaram de "vagabundo" e aos que disseram que não fiz nada pela cidade, digitem meu nome no google, procurem as pessoas certas ou me perguntem qual o meu trabalho como profissão e meu trabalho voluntário, além de doações de alimentos e roupas que fazia com frequência e sem divulgar. Talvez mudem suas opiniões. Mas agradeço até os xingamentos, só seria interessante que se identificassem, assim eu mesmo procuraria e falaria outros motivos mais sérios. Seria bem interessante que vocês soubessem.

    ResponderExcluir