sexta-feira, 28 de março de 2014

PUNKS SÃO ACUSADOS DE PERSEGUIR HOMOSSEXUAIS NA ORLA DE SANTARÉM

Punks de Santarém

A violência e o preconceito cometidos contra homossexuais voltaram a gerar polêmica em Santarém. Grupos de jovens intitulados de “Punks” são acusado de promover badernas, consumir drogas à luz do dia e de oferecer riscos a homossexuais que procuram a orla da cidade em busca de lazer.

Um autônomo natural de Belém, mas que reside atualmente em Santarém, garante que presenciou cenas de preconceito cometido por Punks contra homossexuais, no início da semana passada, na orla da cidade e pediu à classe política que tome providências em relação ao caso. “Urgente! Aos nobres e sempre atentos vereadores de Santarém, PM e, claro, governo municipal representado pelo competente prefeito Alexandre Von. Nossa cidade que está repleta de mazelas sociais, até certo ponto administráveis, conta com uma em especial que está aguda, e muito, trazendo risco a vários jovens que, independente de credo, opção sexual, raça, estão sendo severamente perseguidos produzindo um verdadeiro pavor em plena orla mocoronga, local democraticamente visitada por todas as pessoas de bem desta linda cidade”, denuncia.

O autônomo, que pediu à nossa equipe de reportagem para ter a identidade preservada, reforça que presenciou cenas de total baderna, violência e de puro preconceito cometidos contra um grupo de jovens homossexuais que, ao retornarem para suas residências, tiveram a infelicidade de encontrar o que chamou de “bandos de marginais chamados de Punks.

Ele denuncia que os homossexuais não tiveram alternativa a não ser correr aos gritos, pedindo socorro, sem que uma viatura pudesse lhes socorrer.

“Entendo que a Policia faz bem sua parte cuidando do bem estar dos que buscam essa praça de diversão. Contudo, já vi situações na orla, no mirante e na Travessa 15 de novembro. Por entender que precisa haver um basta imediato nestes elementos nocivos à sociedade santarena, é que peço o apoio dos representantes do povo neste ‘câncer’ atual que está proliferando negativamente nas noites sempre agradáveis na orla e adjacências”, aponta o autônomo.

Ele cobra providências por parte dos políticos e da Polícia por conta dos fatos ainda estarem na fase da violência física, sem morte. “Não deixemos que o pior aconteça, manchando este belo ponto de encontro familiar, que é a orla de Santarém. Chega de violência e de baderna!”, exclamou.

ESTILO: O estilo punk surgiu em 1975 como mais uma manifestação juvenil semelhante aos da década de 50 e 60: o objetivo do movimento era a afirmação de um estilo, sem envolver com questões éticas, políticas ou sociais. O estilo musical punk rock surgiu nos Estados Unidos com a banda The Ramones, que se baseou no rock and roll, com músicas simples e curtas, no máximo com três ou quatro acordes.

Na Inglaterra, o espírito renovador do punk rock se mesclou a uma situação de tédio cultural e decadência social, provocando o surgimento do punk propriamente dito, com estilo visual grosseiro, humor ácido, sarcasmo, agressividade e pessimismo.

Atualmente, o conceito de punk é um pouco diferente do punk “clássico”. De fato, entre os membros da tribo não existe agressividade e pessimismo, características atribuídas às tribos surgidas Inglaterra.

Os punks geralmente usam calças jeans justas, rasgadas, jaquetas de couro, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano ou cabelo um pouco comprido. A moda punk contrasta com a moda vigente e sempre apresenta elementos contestadores aos valores aceitos pela sociedade. Entre as características ideológicas podemos citar o anti-nazismo, o amor livre, a liberdade individual, o autodidatismo e o cosmopolismo.

Por: Manoel Cardoso

Um comentário:

  1. Em Santarém não existe Punk e sim vermes. Se quer sabem de Ramones.

    ResponderExcluir