terça-feira, 24 de junho de 2014

ATENDIMENTO DO SAMU É QUESTIONADO PELA POPULAÇÃO EM SANTARÉM

Carro do SAMU na UTI

Devido ao grande número de acidentes de trânsito que acontecem diariamente em Santarém, bem como as chamadas urgentes para pessoas que necessitam do Samu, o atendimento se torna quase que impossível, e a reclamação da população é grande com relação a atuação do órgão. Em muitos casos, o serviço é acionado, mas a ambulância demora muito para fazer o atendimento, em virtude de estar em outro local fazendo o mesmo procedimento; quando chega praticamente não há mais nada a fazer com a pessoa que necessita do serviço, inclusive muitas pessoas já foram a óbito pela falta de atendimento do Samu.

As reclamações são muitas quanto à demora da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao local de atendimento. Outro serviço que também tem causado reclamação é o transporte de pacientes de outros municípios, da embarcação até o Pronto Socorro Municipal.

COORDENADOR DO SAMU ESCLARECE: A reportagem procurou o enfermeiro Tiago Tapajós, coordenador do SAMU, para explicar quais serviços são realizados pelo SAMU em Santarém. Ele explicou que o transporte de pacientes de outros municípios da embarcação até o Pronto Socorro Municipal não é de responsabilidade do SAMU.

Tiago Tapajós informou, também, que as solicitações de atendimento do SAMU devem ser realizadas no caso de urgências. “A solicitação do serviço do SAMU deve ser feita mediante situações de urgências. Os casos de consultas médicas que ocorrem muito não é trabalho do SAMU, porém, atendemos porque sabemos que as pessoas que fazem essas solicitações estão necessitando de um serviço, só que acaba congestionando o nosso atendimento, porque corremos o risco de perder uma em virtude de um paciente seletivo”, disse o coordenador.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) é o segmento móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências. O serviço tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência durante 24 horas por dia.

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário