quarta-feira, 30 de julho de 2014

MESMO COM ÁGUA CONTAMINADA, PESSOAS AINDA TOMAM BANHO NA "LAGOA AZUL"

Populares ainda procuram a Lagoa Azul

Após 24 horas da divulgação de que a água da ‘Lagoa Azul’, no bairro Amparo, em Santarém, é contaminada com produtos químicos e coliformes fecais, algumas pessoas continuam buscando o espaço para tomar banho. Na tarde de terça-feira (29), Foi flagrado pela reportagem um grupo de cinco adultos e duas crianças no local. Ao avistar a equipe, eles deixaram o lugar.

Na segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) divulgou o resultado dos exames microbiológicos realizados na lagoa de água parada e de acordo com o biólogo coordenador do laboratório de biologia ambiental da Ufopa, Reinaldo Peleja, quem toma banho no lugar põe a saúde em risco. O contato com a água pode causar reações no corpo como alergias respiratória e de pele devido a presença do cobre, cromo e níquel e causar diarreia e vômito por causa da existência de coliformes fecais.

No mesmo dia, a Semma informou que o proprietário seria notificado para providenciar o isolamento e sinalização imediata da área, mas até o momento o local continua sem nenhuma interdição. Para chegar ao local, os visitantes que se arriscar tomar banho na lagoa estão utilizando uma trilha alternativa que permite o acesso sem autorização do proprietário.

Nos arredores da lagoa, outro risco para quem frequenta é o fluxo de maquinários realizando retirada de areia para construção civil. A água está barrenta e lixos começam a aparecer na agua. Com isso, os riscos à saúde para quem frequenta o local aumentam ainda mais. “As bactérias do tipo coliforme normalmente podem desenvolver infecções intestinais que podem ser grave para as pessoas. Também pode surgir algum tipo de virose, tipo hepatite A, além da contaminação até mesmo por alguns caramujos. Essas pessoas podem veicular para outros lugares, possíveis doenças adquiridas ali”, explicou o clínico geral, Telmo Moreira.

Caso identifique algum desses sintomas, principalmente relacionados ao intestino, deve procurar um médico.

Lençol freático

O biólogo alertou que a expectativa é que no período da estiagem (novembro), a lagoa seque, mas se isso não ocorrer é um indício de que o proprietário atingiu o lençol freático. “O que é um problema grave porque ele não recuperou a área, deixou um problema lá e não tem controle. Se ele atingiu o lençol freático, não vai secar nunca. Mesmo tendo lençol a água continua parada. É um crime porque na exploração você não pode atingir o lençol. A Semma está complacente. Já era para estar de pronta resposta, quanto a licença".

JK com informações do G1

Um comentário:

  1. Cara isso e noticia? Nunca entendi como as pessoas fazem isso, por que já foi dito a agua está contaminada não foi? Então pronto.

    ResponderExcluir