sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

NESSE QUESITO O PREFEITO ALEXANDRE VON LEVA NOTA 10. MORADORES DE RUA TIVERAM SUAS VIDAS MUDADAS APÓS A INAUGURAÇÃO DO CENTRO POP

Famoso Barba de ouro mudou de vida

O senhor Antonio Vieira da Silva nem de longe lembra aquele homem que vivia perambulando pelas ruas de Santarém, com poucas roupas e, às vezes, completamente nu, catando restos de comida para se alimentar e vivendo à margem da sociedade. Até então, esquecido e desamparado pelo Poder Público, Antonio Vieira da Silva, cujo nome também é desconhecido da maioria das pessoas é mais conhecido por dois apelidos: ‘João Toque-Toque’ ou ‘João Barba de Ouro’. Sumido das ruas há vários meses, muita gente acreditava que ele estivesse morto, já que era visto com frequência nos arredores da praça da Matriz, lugar onde encontrava abrigo nos dias de frio e nas noites de solidão. 

O sumiço repentino de ‘João Barba de Ouro’ ocorreu no ano passado, após ele sofrer uma tentativa de homicídio no dia 25 de abril de 2014. Ele foi esfaqueado por dois homens. Socorrido e levado para o Pronto Socorro Municipal, o morador de rua desde então nunca mais foi visto andando pelas ruas da cidade, o que motivou questionamentos sobre o seu paradeiro. Esta semana, ‘João Barba de Ouro’, ou melhor, seu Antonio Vieira da Silva, reapareceu e, para surpresa de muitos, estava com um visual totalmente diferente daquele de quando andava errante pelo centro de Santarém.

Barba de ouro andava nu pelas ruas de Santarém

A recuperação de seu Antonio Vieira da Silva ocorreu graças à iniciativa do Poder Público com a inauguração do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP Dom Lino Vombommel), que nesta quinta-feira (29), completou um ano de funcionamento. 

Depois do atentado que sofreu e de receber alta do hospital, seu Antonio foi entregue aos cuidados da Comunidade Terapêutica O Bom Pastor, localizada no São Braz, na região do Eixo Forte, em Santarém, e desde então lá permaneceu, até sua aparição durante a solenidade de comemoração pelo primeiro aniversário do Centro Pop. Sentado ao lado do prefeito Alexandre Von, devidamente trajado e com a barba feita, seu Antonio Vieira da Silva é a prova de que quando o Poder Público se faz presente a vida das pessoas pode mudar sim e para melhor. É o que está ocorrendo com as pessoas atendidas pelo Centro Pop desde sua inauguração até hoje, conforme os números apresentados pela direção daquela instituição. Seu papel no amparo e auxílio aos moradores de rua, doentes mentais e dependentes químicos tem sido exemplar e fundamental para que esses indivíduos, até então sem nomes, sem identidade, pudessem voltar a fazer parte da sociedade. 

Como o seu Antonio Vieira da Silva, existem dezenas de cidadãos que encontraram na generosidade de pessoas como Omar Almeida Kostovr, coordenador da Comunidade O Bom Pastor, o apoio que precisavam para se reencontrar como pessoa e acima de tudo passassem a ser vistos pelo resto da sociedade. 

Omar é um dos muitos parceiros que colaboram com o Centro Pop no auxílio aos moradores de rua e dependentes químicos. Juntamente com os demais colaboradores e parceiros, ele comemora os objetivos alcançados neste primeiro ano de funcionamento da instituição. 

Centro POP realizou quase 300 atendimentos 

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP Dom Lino Vombommel) está em festa, por conta do seu primeiro ano de implantação. Neste período, este importante equipamento social ajudou a resgatar vidas e a reinserir de volta ao seio familiar e da sociedade, homens e mulheres que trilharam diferentes caminhos. Foram realizados quase 300 atendimentos diretos, que ofereceram dignidade a quem buscou auxílio.

As pessoas que passaram pelo Centro POP tiveram a oportunidade de receber atendimentos nas mais diferentes áreas: assistência em saúde, serviços de cidadania, qualificação profissional, assistência em educação, inserção no mercado de trabalho, palestras educativas, etc. Foram várias atividades desenvolvidas. Mas para o prefeito Alexandre Von nenhuma delas teria tido êxito se o Município não contasse com a ajuda dos parceiros, seja da iniciativa pública, seja da iniciativa privada.

“Nós não teríamos feito isso sozinhos. É necessário destacar a valiosa colaboração de parceiros como igrejas, empresas e pessoas abnegadas, com uma missão social fantástica, que apoiam a recuperação de dependentes de álcool e drogas, de pessoas com depressão e de pessoas abandonadas pela sociedade. Por isso, ao agradecer os parceiros de hoje, eu faço um convite especial para que mais pessoas, mais famílias, mais empresas e mais entidades abracem a missão do Centro POP para que nos próximos anos possamos fazer ainda melhor por essa população”, disse o prefeito.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, informou que está prevista uma parceria com a Semed para oferecer alfabetização às pessoas atendidas pela Unidade, que queiram aprender a ler e escrever. “Mas a nossa maior meta, com certeza, esse ano será o nosso abrigo para o público acolhido pelo Centro POP”, informou a secretária. (PMS)

JK com informações da PMS e Blog Quarto Poder

2 comentários:

  1. Meus sinceros Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Meus Parabéns!!
    Muito alegre com essa vitoria!
    Eu faço um trabalho voluntario e até hoje ainda não consegui apoio. Trabalho diretamente com a prevençao contra as drogas de jovens no Bairro da Nova Republica. E não é facil . Participei do inicio desse projeto ajudando esses moradores de rua.
    estou muito feliz pela recuperaçao dessas pessoas, muitas das vezes decriminadas e tratadas de forma nada humana.

    ResponderExcluir