sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O PT AVACALHOU PRA AJUDAR COMPANHEIROS. "EXISTEM MAIS PESCADORES FALSOS, CHAMADOS DE PIRATAS, RECEBENDO SEGURO DEFESO, DO QUE VERDADEIROS, O BENEFÍCIO FOI PROSTITUÍDO". POUCOS MUNICÍPIOS DO BRASIL TINHAM COLÔNIAS DE PESCADORES, E SANTARÉM JÁ POSSUÍA SUA Z-20

Fartura de peixe

Como santareno, frequentador de mercados públicos há mais de 50 anos, os logradouros sempre foram fartos de pescados, produto de pescadores artesanais ou profissionais, que viviam da venda do peixe. Ao amanhecer, paravam suas canoas a remo ou em pequenas embarcações motorizadas, em vários lugares em frente à cidade, para venderem o pescado. Poucos municípios no Brasil tinham Colônias de Pescadores, Santarém já possuía sua Z-20. Até o ano de 2002, os pescadores, conhecidos e respeitados pela população, desconheciam a palavra “Seguro Defeso”. Festejavam, com procissão fluvial, o dia de São Pedro (29 de junho) e suas famílias organizavam movimentado arraial, de dias, na antiga Praça da Latada, no bairro da Prainha, para festejarem seu padroeiro. O tempo passa. Só recebiam o Seguro Defeso (4 mínimos/ano), de 1993 a 2002, os profissionais da pesca do sul e sudeste, onde os rios secavam. 

Com a criação da Secretaria da Pesca, e, em 2003, estendido para todo o país pelo ex-presidente Lula, para ajudar companheiros, o benefício foi prostituído. Em menos de ano, foram criadas milhares de Colônias e Associações de Pescadores e, de 2003 pra cá, existem mais pescadores falsos, chamados de piratas, recebendo Seguro Defeso, do que verdadeiros. Aconteceu o esperado: a pesca foi liberada sem obedecer a procriação das espécies; normas de condutas foram tornadas sem efeito pela ministra da Agricultura, que, na minirreforma ministerial, recebeu a secretaria como herança, e de ordem da presidente, acabar com os falsos profissionais que sugavam, do governo, próximo a 3 bilhões de reais/ano, para restabelecer o Seguro Defeso a quem realmente tem direito. Esse negócio de dirigente de Colônia de Pesca ou Associação, onde existem muitos piratas, pedir proteção a político, ir a Brasília, passear, perdendo tempo com dinheiro dos sindicalizados, não é um comportamento correto, já que pretendem desqualificar a decisão da ministra. Quem bem conhece essa história é a Polícia Federal.

Ronaldo Campos em sua coluna no Jornal O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário