sábado, 26 de dezembro de 2015

MÉDICOS PLANTONISTAS DO HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM, EMITEM NOTA DE ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO

Nota de Esclarecimento dos médicos plantonistas do Hospital Municipal de Santarém

Os médicos plantonistas de Santarém e Região, em razão das notícias veiculadas nas redes sociais sobre uma paralisação das atividades nesse final de ano, vêm a público, através de seus representantes, prestar esclarecimentos a população e manifestar apoio a todos os médicos e profissionais da rede pública de saúde do Município de Santarém, haja vista as péssimas condições de trabalho, o que os impede de prestar um atendimento médico de qualidade à população, além dos constantes atrasos em seus pagamentos.

Os atrasos nos pagamentos estão a ocorrer de forma constante, todos os meses, desde setembro do ano passado, pois deveriam ser realizados até o dia 10 de cada mês. O atraso do corrente mês, com o pagamento apenas no dia 23, acabou por ser o estopim para a insatisfação da classe médica local e de solicitação de providências.

Importante esclarecer, ainda, que as reivindicações da classe médica não têm relação apenas com os atrasos nos pagamento, porém, some-se a isso o fato de que a Secretaria de Saúde do Município de Santarém não tem fornecido ao Pronto Atendimento do Hospital Municipal e à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) as condições mínimas para o atendimento à população, faltam medicamentos básicos e estrutura para exercer a medicina (exames, leitos, equipamentos e segurança, etc.), o número de médicos por unidade para atendimento aos plantões é insuficiente, assim como, o número de enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de RX e atendentes, também é reduzido, o que causa grandes transtornos no atendimento aos pacientes que buscam a rede pública de saúde.

Oportuno informar à população que os médicos estão expostos em sua integridade física pela falta de segurança e de condições de trabalho, que os constantes transtornos no atendimento no Hospital Municipal e UPA, não se deve à falta, ou ao não comparecimento dos médicos aos plantões, e sim, ao número reduzido dos outros profissionais nos quadros de funcionários da Secretaria de Saúde, e do pagamento de um número maior de médicos plantonistas, em razão disso, o atendimento à população é demorado e precário, pois, por uma questão de coerência e lógica, esses profissionais são obrigados a atender os casos de emergência em primeiro lugar, deixando os casos supostamente mais “leves” para depois, o que gera uma espera de longas horas para atendimento, não sendo justo com aquele que sente dor, tem febre, e que também necessita de um atendimento rápido e humanizado. O que se agrava no período noturno, onde os hospitais citados, que deveriam funcionar 24h, têm seus exames complementares e avaliações de especialistas reduzidos durante este período.

A importância do Pronto Socorro e da UPA para a cidade de Santarém é evidente, em especial nessa época do ano, em razão das festas de final de ano, que fazem aumentar as ocorrências. Apesar disso, os pagamentos dos médicos estão em atraso mês a mês, somando-se a precariedade já existente na estrutura desses serviços. Entendemos que não se justifica em hipótese alguma, o descaso e desrespeito da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e do Governo Federal, com a população que paga seus impostos corretamente e tem o direito de ser bem atendida.

Os médicos plantonistas, no exercício de sua missão pela defesa por melhores condições de trabalho dos médicos, solidarizam-se com estes, e com todos os profissionais da área da saúde, os quais tem feito o máximo possível para bem atender a população, mas, infelizmente, os poderes públicos constituídos, a Prefeitura de Santarém e a Secretaria de Saúde, não têm feito a sua parte.

Informamos à população que apesar de todas as condições desfavoráveis, a decisão da classe foi a de não fazer nenhum tipo de greve ou paralisação e continuar na prestação dos nossos serviços, por entendermos a essencialidade da nossa função, feita como juramento solene por ocasião de nossa formatura.

Esperamos que em um futuro próximo os nossos representantes consigam enxergar a função que desempenhamos, juntamente com os demais profissionais da área da saúde, com a mesma importância dos bens e interesses a que dedicamos nossas vidas para cuidar. Estamos à disposição para dialogar com o Prefeito e os representantes da saúde pública e seus usuários, para, em conjunto, encontrarmos soluções para os problemas da saúde em Santarém.

Santarém-PA, 26 de dezembro de 2015

Assinado: Médicos Plantonistas do HMS

Um comentário: