quinta-feira, 28 de abril de 2016

CTA REGISTRA 80 NOVOS CASOS POSITIVOS DE HIV EM SANTARÉM E REGIÃO. ATUALMENTE, 1496 PORTADORES DO VÍRUS FAZEM ACOMPANHAMENTO NO CTA EM SANTARÉM

Casos são de janeiro de 2016 até esta quinta-feira (28).
Atualmente, 1496 pessoas fazem acompanhamento da doença na região.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santarém, registrou de janeiro de 2016 até esta quinta-feira (28), 80 novos casos positivos de HIV/Aids nos 23 municípios da região atendidos pelo centro. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atualmente 1.496 portadores do vírus fazem acompanhamento no CTA.

De acordo com a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, dos casos registrados este ano, 56 são homens e 24 são mulheres. De 1998 a 2015, o centro registrou 1.667 casos de casos confirmados de HIV na região. Destes, 902 homens e 594 mulheres realizam acompanhamento no CTA e 171 morreram.

O aumento nos casos registrados de pessoas com a doença se dá pela procura dos testes rápidos, segundo a coordenadora do CTA. “Esse aumento na região se deu pelo fato das pessoas estarem mais conscientes em procurar saber qual é o seu estado sorológico e também a oferta do diagnóstico. Hoje ampliou-se muito o diagnóstico e o tratamento”.

Maior incidência

Ana Lúcia ressalta que a faixa etária com maior incidência é a de pessoas entre 20 a 39 anos e os homens são os mais acometidos pela doença. “Eu acredito que a questão da vulnerabilidade, do álcool, pois é muito comum um jovem chegar até nós e dizer que teve relações sexuais bêbado e sem o uso do preservativo, e também por conta da empolgação das pessoas em festas e momentos íntimos, às vezes, elas se descuidam e não se previnem.

Prevenção

O preservativo é o único meio de prevenir a Aids, HIV, hepatites e demais doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). “Hoje a gente trabalha muito a questão nas escolas, nas universidades, para que as pessoas possam ser multiplicadoras dessas informações e que repassem adiante. A única forma de você viver bem é você se cuidar. E cuidar nos casos de HIV, Aids e Hepatites virais é o uso do preservativo”. 

Serviço

O CTA funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h, na Avenida Barão do Rio Branco, e está aberto a população para distribuição gratuita de preservativos, além da realização de exames para HIV, sífilis e hepatite B e C.

O teste é rápido e o resultado fica pronto em até 15 minutos. Caso seja confirmado, o paciente inicia o tratamento e recebe acompanhamento de enfermeiros, médicos, psicólogos e infectologistas, além dos medicamentos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário