sexta-feira, 29 de abril de 2016

EMPRESÁRIO PAULO BARRUDADA E DEPUTADO DE RORAIMA, IDEALIZAM UM ESTUDO PARA A RESTAURAÇÃO E INTERLIGAÇÃO DA RODOVIA BR-210, QUE TERMINA NO MUNICÍPIO DE CAROEBE (RORAIMA), COM A BR-163, QUE COMEÇA EM SANTARÉM (PARÁ)

Paulo Barrudada e Remídio Amatur afirmam que Rodovia alavancará economia da região

Preocupado com os avanços industriais que podem acontecer em uma das regiões mais promissoras do País, que é a região do Tapajós, o empresário Paulo Barrudada, do ramo hoteleiro, em parceria com o deputado federal Remídio da Amatur, do PR e Roraima, idealizam um estudo para a restauração e interligação da Rodovia BR 210, que termina no município de Caroebe (Roraima), com a BR 163, que começa em Santarém (Pará).

Em declaração à equipe do jornal O impacto, o empresário Paulo Barrudada citou que a Rodovia será de muita importância para a região Norte. O deputado Ramídio da Amatur informou que o estudo estará concluído ainda este ano. “Sabemos que construir estradas não é fácil, principalmente na Amazônia, com todas essas questões ambientais, mas temos que aproveitar esse momento para levantar essa bandeira, já que a BR 163 passou 40 aos para ser asfaltada e está sendo concluída esse ano. Assim como a BR 230, que está sendo asfaltada de Itaituba, no Pará, a Belém-Brasília”, disse o Deputado.

O Deputado ressaltou que, uma vez o estudo concluído, vai convocar a classe política do estado de Roraima, em especial a bancada federal em Brasília, formada pelos oito deputados federais e os três senadores, para viabilizar os recursos necessários para a execução do projeto. “Isso não é um trabalho para uma pessoa só. Precisamos do apoio do Governo do Estado, dos prefeitos daqueles municípios envolvidos e que serão beneficiados, além do empenho de políticos do Pará, que já se identificaram com esse projeto. Vou trabalhar esse meu mandato para que se possa ter êxito nesse projeto de ligação da BR 210 com a BR 163, em Santarém”, declarou.

Pelo projeto que vem sendo defendido pelo Deputado roraimense, com a conclusão da estrada, Roraima fará ligação com Cuiabá, Brasília e o restante do país. “Além de ter ligação com Itaituba, no Pará, pela Transamazônica, à Belém-Brasília e ao Nordeste saindo de carro ou por empresas de transporte de passageiros”, informou Remídio.

Remídio ressaltou que o projeto é um dos principais temas de pauta do Centro de Estudos Estratégicos (Cedes), da Câmara dos Deputados, responsável por estudos de viabilidades para o desenvolvimento do País. “Sou o relator de um estudo estratégico para a Região Norte e estopu aproveitando para encaixar Roraima nesse estudo de desenvolvimento da região”, declarou.

Para o empresário Paulo Barrudada e para o deputado Remídio Amatur, essa é uma estratégia para alavancar a economia e o desenvolvimento da região. “Se conseguirmos fazer isso, estaremos colocando Roraima e Santarém em outra realidade”, disse Remídio, exemplificando o calcário que chega a Roraima saindo de Santarém. “Isso vai viabilizar muita coisa, porque, ao invés de vir de balsa até Manaus, para depois chegar a Boa Vista, em menos de 24 horas teremos o calcário e outros insumos e mercadorias vindos pela BR 210”, frisou.

A BR 210, também conhecida como Perimetral Norte, foi planejada no auge do desenvolvimento econômico do regime militar para cortar a Amazônia brasileira desde o Amapá até fronteira colombiana no estado do Amazonas, fazendo parte do Plano de Integração Nacional.É uma rodovia federal projetada para atender aos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Até hoje somente foram instalados trechos nos dois últimos estados. Em Roraima, a BR 210 possui 411,7 quilômetros abetos, saindo do rio Jatapu e conectando as cidades de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Caracaraí, além de diversas vilas.

O empresário Paulo Barrudada disse, à nossa reportagem, que é importante lembrar que pessoas que vivem às margens da Rodovia, terão melhorias como energia elétrica, telefonia e possibilidade em investir em vendas nos pontos de apoio ao longo da estrada. “Um importante marco rodoviário que está sendo idealizado, que servirá como mais um pólo de desenvolvimento rodoviário para a região Oeste, e conseqüentemente para o Estado do Pará”, declarou Paulo Barrudada.

JK com informações do RG-15 OImpacto

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