quarta-feira, 29 de junho de 2016

PREFEITURA ENTREGA O CENTRO INTEGRADO DE PESCA ARTESANAL PARA BENEFICIAR MAIS DE 10 MIL PESCADORES

MAIS DE 10 MIL PESCADORES SERÃO BENEFICIADOS COM A IMPLANTAÇÃO DO CIPAR‏

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (Semap) e o Núcleo de Gerenciamento de Obras Especiais (NGO), entregou nesta terça-feira (28), o Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR), localizado na Avenida Elinaldo Barbosa, próximo ao Mercado de Santana, na grande área da Prainha. O CIPAR vai beneficiar diretamente 15 mil pescadores e será de grande importância para o armazenamento e beneficiamento do pescado. A gestão do espaço será da Colônia de Pescadores Z-20.

O CIPAR é composto por dois blocos. Um administrativo e outro operacional. O administrativo é composto por refeitório, sala de aula, auditório e sala de informática. Componentes que ajudarão na capacitação e qualificação do pescador. O bloco operacional é composto por cozinha industrial, fábrica de gelo, com capacidade de produção para 14 toneladas por dia, área de classificação do pescado, uma câmara frigorífica, com capacidade de armazenamento entre 20 a 30 toneladas, uma câmara de espera, com capacidade para duas toneladas de pescado, e uma área de higienização.

O valor do contrato da obra é de R$ 3.123.353,07, com contrapartida do Município no valor de R$ 749.588,00. “Por meio deste equipamento, que será gerenciado pelos próprios pescadores, os trabalhadores poderão agregar mais valor a sua produção, gerando mais renda à atividade pesqueira em Santarém”, ressaltou o prefeito Alexandre Von.

Para o diretor da Colônia de Pescadores Z-20, Jucivaldo Pereira, o CIPAR será de grande importância não apenas no armazenamento, mas, também, no beneficiamento e escoamento do pescado.

“Nosso objetivo inicial é iniciar com a fábrica de gelo para fornecer gelo aos pescadores, em seguida ativar os outros setores”, informou Jucivaldo.









A solenidade contou com a presença do titular da SEMAP, Rosivaldo Colares, do diretor do Núcleo de Gerenciamento de Obras Especiais, Geraldo Bitar, secretários e coordenadores da gestão, da diretoria da Colônia de Pescadores Z-20 e demais pescadores.

CCOM/PMS/SEMAP/NGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário