segunda-feira, 15 de agosto de 2016

HÁ TRINTA DIAS SEM ÁGUA, MORADORES DO BAIRRO DA ESPERANÇA EM SANTARÉM INTERDITAM TRÊS RUAS PARA PROTESTAR

No bairro Esperança, são 30 dias sem água; moradores fecharam três ruas. Outros pontos da cidade também estão sofrendo sem o abastecimento

Moradores de vários bairros de Santarém, continuam sem o abastecimento de água. Nesta segunda-feira (15), feriado a Adesão do Pará à Independência, muitos deles deixaram de aproveitar a folga para garantir das mais variadas formas a quantidade de água necessária para fazer as atividades domésticas. Teve gente que improvisou, buscando o abastecimento em escola e delegacia. Outros, apelaram para o fechamento da rua, como forma de manifestar a insatisfação com a falha na prestação de serviço.

No bairro Esperança, moradores fecharam o cruzamento das ruas Hortência e Quixadá, além da rua 11 horas para protestar. Para o consumo, eles estão comprando água mineral, que é adquirida por valores altos. A maioria das famílias não tem condição de comprar todos os dias.

Segundo eles, a falha no abastecimento completou um mês e a Associação de Moradores promete levar o protesto para a sede da Cosanpa. “A falta de água aqui no bairro é um problema crônico. Se nada for resolvido até a quinta-feira, vamos marchar para lá. Fechamos também a rua 11 horas e só pretendemos liberar o trânsito quando o problema for resolvido. Neste trecho, são mais de quatro mil famílias que estão sem abastecimento há mais de 30 dias. Se contar o bairro todo são aproximadamente 10 mil pessoas nesta situação”, conclui o Presidente da Associação, Raul de Jesus.

Outros bairros sem abastecimento

No bairro Santa Clara, o abastecimento foi interrompido há uma semana. Sem alternativa, os moradores só puderam contar com a água coletada na sede da 16ª Seccional de Polícia Civil. Para a aposentada Ivone Silva, só tem água neste perímetro, quem possui poço artesiano. Outra solução é contratar um caminhão pipa.

“Já são sete dias sem água, mais precisamente os que moram nas proximidades da Avenida Borges Leal. Neste quarteirão, somente cinco casas utilizam o abastecimento direto da Cosanpa e os outros já fizeram poço artesiano. Tivemos que fazer compra de água em um caminhão pipa e a cada mil litros a gente paga 30 reais”, ressalta Ivone.

Segundo o morador Wesley Santos, a solidariedade dos vizinhos que possuem poço ajuda muito e levar água para casa se tornou uma maratona. “Minha casa já está sem água há quase três semanas e de manhã cedo a gente tem que correr para encher e ir trabalhar, o que é muito cansativo e prejudica a coluna carregando os baldes. Ainda tem o risco de ser atropelado ao atravessar a rua” explica Wesley.

No bairro do Aeroporto Velho, são três dias sem o serviço. Para amenizar o problema que persiste por anos, a saída é buscar água na escola municipal Delfina Amorim. De acordo com a moradora da rua Boa Vista, Rita Nascimento, por conta problemas de saúde ela acaba tendo que pagar pelo líquido que tanto precisa. “Apesar de não estar podendo, tenho que comprar água porque não posso carregar e o jeito é esperar o carro pipa. Só esperamos que a Cosampa de uma resposta sobre o que está acontecendo porque a gente fica assim e ninguém fala nada.

JK com informações do G1

5 comentários:

  1. Além da falda d'água, o acesso à rua Hortência está impraticável. Verdadeiras crateras, sem a menor possibilidade de tráfego. O que se busca, além de água e de ruas sem buracos, é um pouco de DIGNIDADE, coisa que nossos administradores vêm nos roubando.

    ResponderExcluir
  2. A rua Hortência encontra-se a uns 80cm abaixo do nível normal. De tanto escavar com uma patrol, a prefeitura quase a transformou em um igarapé...está intrafegável, e por isso a revolta da população!!!Creio que além da cosanpa, deveria ser privatizada aPREFEITURA!!

    ResponderExcluir
  3. JK
    aqui no bairro de aparecida grande parte das residências estamos há 15 dias sem água. Metade dos bairros de santarém estão sem água. Nunca vimos uma coisa dessa em toda a história da COSANPA em santarém. Cadê o deputado chapadinha, o prefeito alexandre von que são da base aliada do governador jatene? cadê os vereadores. Existem bairros que estão há 4 meses sem abatecimento de água. EU NÃO VOTO EM NENHUM DESSES VEREADORES QUE QUEREM SE REELEGER.
    Maria da Paz Benevides

    ResponderExcluir
  4. A PREFEITURA DE SANTARÉM DESTRUIU COM SUAS OBRAS ATRAPALHADAS A RUA BUNGAVILLE NO JARDIM SANTARÉM. NO TRECHO ENTRE RUA ANGÉLICA E BARTOLOMEU DE GUSMÃO. A RUA ERA ASFALTADA ENTRE VERBENA E BARTOLOMEU A SEMINFRA FOI MEXER NOS CANOS E DESTRUIU TODO O ASFALTO ABRINDO CRATERAS HÁ MAIS DE 1 ANO. E DEIXOU O ABANDONO LÁ.

    Apolônio Mirante

    ResponderExcluir
  5. Quase toda santarém está sem abastecimento de água. A COSANPA atingiu o ápice da incompetência. Nesses vereadores que estão ai nenhum tem meu voto.
    Claudiane Morais

    ResponderExcluir