quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A CONVITE DO PREFEITO NÉLIO AGUIAR E DA BANCADA PARAENSE COMANDADA PELO DEPUTADO FRANCISCO CHAPADINHA, MINISTRO HELDER BARBALHO E COMITIVA VEIO Á SANTARÉM CONHECER DE PERTO A SITUAÇÃO CRITICA DE ALGUNS TRECHOS DA ORLA. APÓS VISTORIA O MINISTRO HELDER DISSE QUE VOLTARÁ EM MARÇO PARA ASSINAR A ORDEM DE SERVIÇO PARA INÍCIO DAS OBRAS

Prefeito Nélio Aguiar mostra o cais de arrimo para o Ministro Helder acompanhado do deputado Chapadinha

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar, o deputado federal Francisco Chapadinha e o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, acompanhados de suas comitivas, visitaram no início da tarde desta terça-feira (21), dois trechos do cais de arrimo - um, próximo ao Mercado do Peixe, está com a estrutura comprometida, e o outro, que cedeu em dezembro de 2016, mas já passou por trabalhos de recuperação executados pela pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

A vinda do ministro a Santarém foi articulada em janeiro deste ano quando o prefeito Nélio esteve em Brasília buscando parcerias, entre elas o deputado Chapadinha para execução de trabalhos em diversas áreas no Município. Naquela ocasião, Nélio reuniu com Helder Barbalho e apresentou o projeto de continuação das obras da orla de Santarém. Este mês, o secretário municipal de Infraestrutura Daniel Simões, representando a prefeitura, voltou a Brasília e apresentou projeto detalhado.

"Sempre entendi que aqui não é só uma obra paisagística ou de turismo, é uma obra de contenção de enchente. A cada enchente se agrava esse problema na estrutura da orla, e corre risco de romper definitivamente e ocorrer um desastre natural. Não é o que queremos, por isso, buscamos agir imediatamente”, afirmou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

O ministro Helder desembarcou no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca junto com ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho e comitivas por volta de 13h30. Durante o trajeto do comboio, moradores do Residencial Salvação interditaram parte da Avenida Fernando Guilhon. O ministro Helder o prefeito Nélio Aguiar e o deputado Chapadinha fizeram questão de descer de seus veículos para ouvir e se solidarizar com as reivindicações dos moradores.

O projeto apresentado pela prefeitura solicita recursos federais na ordem de R$ 75 milhões e pede as seguintes intervenções: contenção e reparo do muro de arrimo, recuperação da estrutura de todo cais até a Praça Vera Paz, construção de um píer para que as embarcações de ribeirinhos possam aportar na área sem prejudicar a estrutura e, um conjunto de bombas de sucção de água para serem ativadas automaticamente no período de cheia dos rios.

“Estamos analisando o mais rápido possível essas questões para que o quanto antes o Ministério da Integração Nacional, através da Defesa Civil, possa chegar à conclusão deste projeto. Concluído, voltaremos aqui para anunciar o primeiro depósito que possa permitir a prefeitura a iniciar o mais rápido possível essas obras e que as mesmas possam ser feitas de maneira emergencial para que no prazo de 180 dias sejam entregues à população”, enfatizou o ministro Helder Barbalho.

A previsão é que em março o ministro volte a Santarém com parte do recurso liberado para que a prefeitura possa fazer licitação e, no prazo de 180 dias, a empresa possa executar as obras.

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário