segunda-feira, 17 de abril de 2017

FISCALIZAÇÃO DA SEMED FLAGRA IRREGULARIDADE EM ROTA DO TRANSPORTE ESCOLAR NO TAPAJÓS. EMPRESA QUE GANHOU A LICITAÇÃO NÃO ESTÁ CUMPRINDO O CONTRATO. ALUNOS QUE ERAM PRA SER TRANSPORTADOS EM BARCO, ESTÃO SENDO TRANSPORTADOS EM BAJARAS SEM COLETE SALVA-VIDAS

Bajara sem nenhuma condições 
para transportar alunos

Desde o início do governo Nélio Aguiar, a Divisão de Transporte Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem visitado comunidades rurais do município de Santarém para vistoriar rotas escolares e algumas irregularidades têm sido identificadas. No fim da semana passada, durante fiscalização das rotas na região do Tapajós, a equipe flagrou o transporte de alunos em bajaras, na comunidade Nova Vista, enquanto o contrato prevê que a rota deveria ser feita por barco-motor. “Fomos surpreendidos com o transporte dos alunos sendo feito em uma bajara que, além de não apresentar conforto para os alunos, não dispunha de nenhum colete salva-vidas, que é obrigatório para embarcações abertas. Já notificamos o contratado da rota para que retome o transporte com o barco”, informou Adson Lira, coordenador da Divisão de Transporte Escolar.

Na comunidade Jauarituba, quando a equipe da Divisão de Transporte Escolar chegou, estava acontecendo uma reunião com pais de alunos. Houve um apelo dos pais para que a embarcação que transporta os alunos tenha um monitor, considerando que o piloto não pode conduzir o barco ou lancha e ao mesmo tempo cuidar da organização dos alunos para evitar incidentes.

Adson Lira disse que foi solicitada a parceria da comunidade tanto na comunicação à Semed sobre irregularidades nas rotas do transporte escolar, quanto na orientação das crianças e adolescentes para os cuidados que devem tomar dentro das embarcações desde a saída até a chegada à escola.

Na comunidade Vila Amorim, a equipe da Divisão de Transporte Escolar identificou que a rota terrestre, que é feita por ônibus, está paralisada há vários dias em função da estrada não apresentar condições de tráfego. “São 85 alunos das comunidades Maranhão, Mapiri, Cabeceira do Uquena e Tarumã, que estão tendo que caminhar até seis quilômetros para chegar até à escola na Vila do Amorim. Como se trata de uma área de assentamento do Incra, vamos solicitar à autarquia os reparos necessários para garantir trafegabilidade na estrada”, disse Adson Lira.

Balanço – Em três dias de viagem à região do Tapajós, a Divisão de Transporte Escolar da Semed visitou 10 comunidades (Maripá, Aldeia Solimões, Boim, Nova Vista, Jauarituba, Cabeceira do Amorim, Vila de Amorim, Pajurá, Muratuba e Anumã).

Foram fiscalizadas sete rotas que atendem seis comunidades. Em quatro comunidades, foram apresentadas demandas por quatro novas rotas. O pleito está em análise na Semed. “Estamos levantando todas as demandas do transporte escolar para organizar o processo de licitação das rotas que tem previsão para acontecer no final de maio, já que os contratos vigentes encerram em junho deste ano e, no mês de agosto, os novos contratados precisam começar a transportar os alunos”, finalizou Adson Lira.

Mais informações:
Sílvia Vieira – Assessora de comunicação da Semed

Nenhum comentário:

Postar um comentário