segunda-feira, 17 de julho de 2017

AGENTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E PESCA (SEMAP) PARTICIPARAM NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA (13), DE QUALIFICAÇÃO PARA REFORÇO NA VISTORIA EM FRIGORÍFICOS DE SANTARÉM. SECRETÁRIO BRUNO COSTA PARTICIPOU DO PRIMEIRO ENCONTRO DE UMA SÉRIE DE CAPACITAÇÕES, ONDE O OBJETIVO É ATUALIZAR O CONHECIMENTO DE VETERINÁRIOS, AGENTES DE INSPEÇÃO E TÉCNICOS

Secretário Bruno Costa participou da capacitação. 
É o primeiro encontro de uma série de capacitações. O objetivo é atualizar o conhecimento de veterinários, agentes de inspeção e técnicos

Para que a carne, seja ela bovina, suína ou de aves sejam consumidas de forma saudável, com qualidade e segurança, é preciso passar por um processo complexo de fiscalização, começando pelos frigoríficos. E para aumentar o controle de qualidade, a equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) participou nesta quinta-feira (13), em Santarém, de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).

A coordenadora do SIM, veterinária Derliany Duarte explicou que os agentes já atuam permanentemente e as carnes só vão para as mesas dos santarenos após a autorização oficial. “As indústrias só podem colocar o produto no mercado se a equipe de inspeção estiver exercendo a função de prévia fiscalização, de acordo a lei criada em 2009, que regula a inspeção”, frisou.

Ainda segundo a coordenadora, o foco é promover uma atualização de conhecimento aos médicos veterinários, agentes de inspeção e técnicos da Semap. “O objetivo é estar atualizando a nossa equipe, corrigindo algumas falhas e assim melhorar o serviço no que diz respeito à inspeção, além de manter a qualidade do produto que vem dos frigoríficos para o consumo pela população”, observou Derliany.

Com discurso descontraído, do tipo: “Encher linguiça não é fazer aproveitamento” e “Boi não bebe, mas pode desenvolver a cirrose”, a veterinária ministrou a primeira etapa da capacitação para dez agentes. Na ocasião, também foi discutido sobre o abate de bovídeos, como ovelha, cabra, boi e selvagens, assim como inspeção de carnes magras, cansadas, repugnantes.

De acordo com a programação da Semap, os encontros serão mensais e devem tratar sobre procedimentos operacionais, padrão dentro de usinas de leite, de granjas de ovos, de unidades de beneficiamento de pescado e outras matérias primas.

JK com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário