sábado, 19 de agosto de 2017

UFOPA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE INCIDENTE QUE OCORREU NA NOITE DE ONTEM EM ALTER DO CHÃO, ONDE UM PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FOI PRESO POR DESACATO

Momento que professor foi levado pra 
delegacia de Alter do Chão

Nota de esclarecimento sobre incidente com professor da Ufopa:

A Universidade Federal do Oeste do Pará, como uma instituição educacional e de formação cidadã, vem manifestar solidariedade ao professor Pedro Leal, do curso de Antropologia, do Instituto de Ciências da Sociedade, pelos acontecimentos registrados ontem à noite em Alter do Chão.

A comunidade acadêmica lamenta as atitudes excessivas, registradas em vídeos que circulam nas redes sociais, cometidas contra o professor, sua esposa e os filhos que estavam em momento de lazer na praça da vila balneária. Registra-se o direito do cidadão aos momentos de convivência com a família, prática comum no lugar que é marcado por atividades turísticas e por laços solidários entre os moradores.

Ressalta-se a necessidade de respeito aos direitos humanos, principalmente em situações que envolvam mulheres e crianças. É necessário que as instituições de segurança incorporem em suas práticas o diálogo, buscando resolver os conflitos com entendimento, sem descontrole. Para tanto, a Universidade se apresenta como um espaço que também pode ajudar no processo de formação das corporações, no sentido de potencializar as instruções voltadas à convivência em sociedade, especialmente em uma região marcada pela diversidade cultural.

Aguardamos a apuração dos fatos para que sejam tomadas as providências cabíveis para evitar situações similares.

Raimunda Nonata Monteiro
Reitora

JK

Nenhum comentário:

Postar um comentário