domingo, 3 de dezembro de 2017

REDE ESTADUAL TERÁ DUAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL A PARTIR DO ANO QUE VEM. ESCOLA FREI AMBRÓSIO E PROFESSORA MARIA UCHÔA MARTINS, SERÃO AS PRIMEIRAS A IMPLANTAR A NOVA METODOLOGIA DE ENSINO EM SANTARÉM. VEJA QUAIS O BENEFÍCIOS PARA PAIS E ALUNOS

As duas escolas irão atender em 
tempo integral no próximo ano


A partir do ano que vem a Rede Estadual de Ensino de Santarém terá 02 escolas de Tempo Integral. As Escolas Estaduais Frei Ambrósio e Maria Uchoa passarão a oferecer a nova metodologia. A princípio, o Ensino Médio de tempo Integral será implantado de forma gradativa (1º ano em 2018; 1º e 2º anos em 2019 e 1º, 2º e 3º anos em 2020).

Estima-se a quantidade de 240 alunos matriculados para as escolas de Ensino Médio de Tempo Integral, pois estão sendo ofertadas vagas para 03 turmas de 1º ano em cada Escola que aderiu a nova metodologia. As matrículas estão disponíveis no site da SEDUC- www.seduc.pa.gov.br ou nas secretarias das escolas.

Toda a metodologia das escolas que oferecem esse sistema de ensino é diferenciada, apresentando uma proposta pedagógica interdisciplinar com o currículo voltado para o desenvolvimento humano integral; com metodologias dinâmicas e interativas que valorizam o potencial dos espaços pedagógicos da escola e do seu entorno e com um tempo ampliado de 7:30 às 17h, que garanta aos alunos diversificadas atividades de aprendizagem: acadêmicas, sociais, culturais, políticas e esportivas, com intervalo para refeição e interação das 11h:55 as 13h:25.

O Programa possibilita aos alunos o desenvolvimento de valores e atitudes de convívio democrático, como o respeito, a igualdade, a diversidade, o exercício da liberdade, da solidariedade e da participação na vida pública.

Qual o benefício que isso vai trazer para pais e alunos:

1. Melhora o rendimento do aluno

Com os momentos mais livres de estudo, como o plantão de dúvidas, os alunos se tornam bastante responsáveis e autônomos, além de contar com profissionais especializados para tirar dúvidas, por exemplo. Colégios que possuem a opção do período integral ou meio período chegam a perceber a diferença do desempenho positivo dos alunos do integral.

2. Libera os pais para o trabalho

Pais e mães precisam trabalhar fora e não há como se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos tão de perto ou de levá-los às atividades extracurriculares. No período integral, os pais podem trabalhar todo o dia sem preocupações enquanto os alunos encontram atividades extracurriculares e orientação especializada em um só lugar.

3. Supre as necessidades de praticar esportes

Futebol, atletismo, judô e basquete são alguns dos esportes que estão disponíveis no AZ. Assim, o colégio supre as necessidades de pais que não têm tempo para levar e buscar os filhos em todas essas atividades, e os alunos ficam em dia com suas necessidades de prática esportiva.

4. Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso

Uma criança ou jovem que passa a tarde sozinho em casa dificilmente utilizará esse tempo para estudar. Muito mais provável é que eles fiquem com babás eletrônicas, como tevês e vídeo games. Nas escolas, elas têm vivências mais ricas e um período maior de aprendizado diversificado.

5. Afasta o risco social

É muito mais difícil uma criança que passe o dia todo na escola se envolver em problemas sociais. Como não tem tempo ocioso, ela acaba não tendo tempo para aprontar. Isso acontece especialmente em uma escola distante da cidade, como o AZ, já que a interação com o ambiente externo acaba sendo sempre sob acompanhamento de professores (no caso de excursões e visitas, por exemplo) ou pais.

6. Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas

Para uma criança ou jovem, é muito difícil se organizar sozinho e encontrar tempo para os estudos de forma regular, especialmente com a tentação da internet ou do vídeo game por perto. Em escolas de período integral, inclusive no AZ, os alunos que precisam desse apoio encontram orientação especializada para organizar seu tempo e seus estudos.

JK com informações da vice-diretora da escola Frei Ambrósio, a senhora, Maryanne Silva.

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