quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

SECRETÁRIO VOLTA ATRÁS E DECIDE MANTER A FOLIA NA VILA DE ALTER DO CHÃO COM O TRADICIONAL "MELA MELA" NA PRAÇA DO SAIRÉ

De acordo com a secretaria municipal de Cultura, além ficar mantida a brincadeira tradicional, outra opção será o carnaval 'Cara Limpa'.


Prezando pela democracia, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura decidiu manter a folia na Vila de Alter do Chão com duas modalidades: O Carnaval "Cara Limpa" será realizado na Praça Sete de Setembro, e o Carnaval do "Mela-mela", na Praça do Çairé. A programação oficial com apoio da prefeitura na vila ocorrerá nos dias 11 e 12 de fevereiro, respectivamente, domingo e segunda-feira.

"Nós partimos do princípio democrático que rege este país, e analisamos as solicitações dos que não concordavam e dos que eram adeptos a brincadeira com o amido de milho no carnaval de Alter do Chão. Mesmo as pesquisas apontando para 52% de pessoas contra o amido de milho, é pouco o percentual de diferença, diante dos 48% que são adeptos a esta prática. Diante disso, no Carnaval, o prefeito Nélio Aguiar vai decretar que o amido de milho, spray e similares no município de Santarém poderá ser usado apenas na Vila de Alter do Chão, especificamente na Praça do Çairé e proibido em qualquer outra parte do município. Ainda na Vila, os não adeptos ao amido de milho, terão como opção o Carnaval 'Cara Limpa', na Praça Sete de Setembro", explicou o titular da pasta da cultura no município, Luis Alberto Figueira.

O Carnaval 'Cara Limpa' na Vila de Alter do Chão iniciou em 2017 após solicitações de moradores da vila e visitantes. A Prefeitura experimentou a nova proposta na Praça Central da vila, a qual chamou de Folia Social, e a nova modalidade foi muito bem recebida. A iniciativa foi fortalecida pelo parecer de especialista que apontou os riscos à saúde e ao meio ambiente com a brincadeira que usa o amido de milho. Além dos tumultos provocados entre os foliões que não eram adeptos ao "Mela-mela", o que demandava ações dos órgãos de segurança para contornar os atritos. "O governo municipal vai respeitar as opiniões dos que são a favor e dos que são contra, oferecendo uma opção a mais, sem sujeira, sem tumulto e com muita tranquilidade", completou o secretário.

Na área urbana, na Praça de Eventos, o governo municipal dará apoio as entidades da Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (Asac), no sábado (10) e a Liga Independe dos Blocos de Empolgação (Libes) na terça-feira (13). Nos dois dias de folia na cidade, será proibido o uso de amido de milho, spray e similares.

Inscrições Carnaval "Cara Limpa"

Na segunda-feira (22), conforme pedidos, iniciam-se as inscrições dos blocos humorísticos que brincarão na modalidade "Cara Limpa". Os interessados devem comparecer até o dia 2 de fevereiro na recepção da Secretaria de Cultura, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário